Existem cinco etapas importantes para a realização do Transplante


Passo a Passo do Transplante de Medula Óssea (TMO)



Existem cinco etapas importantes para a realização do Transplante.



-1º Etapa: Fase Pré-TMO:



A fase antes do transplante consiste em reuniões com médicos (oncologistas, hematologistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, para discussão do caso.



Em um segundo momento, são realizadas reuniões com os pacientes e familiares para esclarecer os procedimentos que serão realizados, além da apresentação da equipe multidisciplinar. A família recebe orientações sobre como lidar nos períodos de internação do paciente e sobre a importância da colaboração e auxílio nas atividades diárias.

Read more: Passo a Passo do Transplante de Medula Óssea (TMO)
Centros de Transplantes de Medula Óssea no Mundo



RIO DE JANEIRO



- INCA - Instituto Nacional de Câncer

Praça da Cruz Vermelha nº 23 - 7º andar

Tel: (21) 2506-6215 - Centro - RJ

http://www.inca.gov.br

Responsável Técnico: Dr. Luis Fernando da Silva Bouzas.

Read more: Centros de Transplantes de Medula Óssea no Mundo
Direitos do Paciente




Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O tratamento dos pacientes com câncer é caro e demanda o uso de medicamentos, deslocamentos, internações e cuidados especiais com a alimentação. Para isso a legislação brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna, câncer e outras doenças graves, alguns direitos especiais.



Paciente, faça valer os seus direitos!



1. Auxílio doença: benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.

Read more: Direitos do Paciente
Programa Dose Certa e Farmácia Popular



O programa Dose Certa é uma iniciativa do governo do Estado que distribui gratuitamente 40 tipos de remédios em dez estações do Metrô de São Paulo.



Para ter direito ao Dose Certa, o paciente deve ir até um dos postos de distribuição, levando a receita médica emitida por um posto de saúde ou hospital da rede pública, contendo o nome do princípio ativo do medicamento. É importante que o medicamento esteja na lista do Dose Certa e que a receita esteja com o prazo de validade.



Os postos ficam nas seguintes estações:

Read more: Programa Dose Certa e Farmácia Popular
Dicas para família e amigos




O apoio e a presença da família e de pessoas íntimas do paciente são de extrema importância após o diagnóstico e no decorrer de todo processo. A união é fundamental!



É normal apresentar reações e pensamentos distintos. Selecionamos algumas dicas que podem facilitar a compreensão dos familiares e amigos neste momento.



O momento do diagnóstico:



Read more: Dicas para família e amigos
Busca de Doador




É necessário compreender qual é a indicação do transplante para cada caso. Existem casos em que o transplante é uma das opções de tratamento, outros em que o transplante é a melhor opção. O médico é o responsável por orientar o melhor tratamento para cada paciente.



Se indicado o transplante, o paciente deverá estar em condições clínicas de realizar o tratamento e será necessário encontrar um doador compatível com o paciente.

Read more: Busca de Doador
Registros de Doadores Voluntários no Mundo




O Registro de doadores de medula óssea e bancos de cordão umbilical existem no mundo todo. Abaixo a lista dos principais:



ALEMANHA






Tel: 0049-221-940 582 25

Fax:0049-221-940 582 22

http://www.dkms.de

Read more: Registros de Doadores Voluntários no Mundo
Entenda para o que servem os exames




Pretendemos explicar para que servem e como são feitos os exames mais frequentemente solicitados pelos médicos hematologistas.



Alguns exames servem principalmente para o diagnóstico inicial. Por exemplo: a biópsia de linfonodo ou a biópsia de crista ilíaca. Estes são exames feitos ao diagnóstico e raramente terão de ser repetidos.



Read more: Entenda para o que servem os exames

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog